domingo, 8 de agosto de 2010

Áreas da Memória no Cérebro



Áreas da memória no cérebro.

As Categorias de Memória

As categorias de memória são: MEMÓRIA ULTRA-RÁPIDA as informações são retidas por poucos segundos; MEMÓRIA DE CURTO-PRAZO as informações podem ser retidas por minutos e até horas; MEMÓRIA DE LONGO-PRAZO guardamos todos os fatos do nosso passado; MEMÓRIA PROSPECTIVA memória daquilo que ainda irá ocorrer; MEMÓRIA RETROSPECTIVA memória daquilo que já ocorreu; MEMÓRIA DECLARATIVA memória para fatos e eventos; MEMÓRIA NÃO-DECLARATIVA memória não verbalizada; MEMÓRIA OPERACIONAL sistema de controle de atenção (executivo central), auxiliado por dois sistemas de suporte (de natureza visuo-espacial e outro de natureza fonológica) que ajudam no armazenamento temporário e na manipulação das informações; MEMÓRIA DISCURSIVA é um saber que possibilita que nossas palavras façam sentido; MEMÓRIA SEMÂNTICA é nosso conhecimento acerca do mundo, como nomes de lugares e sua função é lembrar o passado e planejar o futuro. É também quando relembramos fatos e os associamos.

Sinapses da Memória



Os circuitos nervosos são conjuntos de neurônios que se comunicam entre si atravéz de junções chamadas de sinapses.

Perda de Memória nos Idosos

Exercícios mentais podem ajudar a manter a mente dos idosos funcionando com um desempenho melhor e também em relação às habilidades de raciocínio. Os circuitos nervosos são conjuntos de neurônios que se comunicam entre si atravéz de junções chamadas de sinapses. Estados psicológicos alterados como o estresse, a ansiedade e a depressão podem causar alterações na memória.

Perda de Memória nos Idosos

A perda de memória ocorre com frequência nos idosos. É impressionante como idosos se esquecem de fatos recentes e se lembram de fatos remotos. Geralmente as pessoas dizem que a perda de memória é coisa da idade. A perda de memória começa geralmente com o esquecimento de nomes de amigos,parentes,ruas,etc. O Prejuízo da Memória Associado à Idade (PMAI) é um estado de dificuldade de reter informações na memória, devido ao envelhecimento do nosso organismo. Para os idosos a memória ja não apresenta o desempenho de antes, se tornando mais lenta.